11.04.2011

Casa de Ló


O espaço que antigamente era ocupado pela Casa Margaridense – famosa pelo seu pão de ló –, na Travessa de Cedofeita, no Porto, foi, passados dois anos, totalmente renovado e renasceu com um carácter multifacetado e que agrade a (quase, pelo menos) todos.

De dia é uma casa de chá, de noite um bar. Chama-se Casa de Ló e mantém, da casa centenária, precisamente, o belo pão de ló.
Na primeira parte do espaço, existe ainda uma loja, onde podemos encontrar produtos nacionais confeccionados de forma tradicional, desde marmelada, compotas e geleias a bombons, biscoitos e bolachas.
Depois de atravessarmos a loja e a zona de café, encontramos um pátio, escondido e rodeado pelas traseiras dos prédios circundantes, onde se consegue ver o céu estrelado em noites de Verão.



A decoração junta dois ambientes distintos, o antigo e o contemporâneo, que se complementam de forma natural e quase orgânica, sem que demos conta do lapso temporal entre as mobílias que fazem parte da área da loja e da área do café (ou salão de chá, ou bar, ou que lhe quiserem chamar).
A madeira castanha escura tem lugar de rei neste espaço, mas quem verdadeiramente impera é a luz natural que atravessa as grandes portadas que dão acesso ao quintal e que preenche o espaço quase na sua totalidade.

A Casa de Ló é um óptimo lugar para se trabalhar no computador à tarde e o melhor para ouvir música e conversar com os amigos à noite (mas, atenção, se chegarem tarde não contem com lugar para sentar, porque já são muitos os que conhecem o bom ambiente deste sítio).

Aqui, principalmente durante o dia, vêm pessoas de todas as idades – filhos, pais e avós. E a boa-disposição e simpatia que o Ló transmite (em muito graças às pessoas que nele trabalham) contagiam qualquer um.

Para comer, no topo da lista está o clássico da casa, o pão de ló de Margaride, que vem de Felgueiras, que, seja na versão original ou torrado com manteiga e marmelada, é de comer e chorar por mais. Mas também vale a pena experimentar as cavacas e as bolachinhas.
A acompanhar, há uma panóplia de chás saborosos (e com nomes bem sugestivos), ou, então, se o dia estiver quente, uma coca-cola com limão e gelo.
E os preços são totalmente acessíveis.


É a decoração simples e descontraída, que aliada à boa música como de pano de fundo, a simpatia de quem lá trabalha, as pessoas que lá passam, e a luz que entra no espaço, que nos dá a acolhedora sensação de estarmos em casa. E que nos faz querer voltar e voltar e voltar, seja em que dia for, seja para uma paragem rápida ou para passar o resto da tarde, e seja qual for a nossa disposição ou humor.










Travessa de Cedofeita, nº 20 A
Horário:
De Segunda a Sábado, das 13h00 às 02h00
Encerra do Domingo


Facebook da Casa de Ló 

14 comentários:

  1. Rita!Obrigada pelo comentário no blog :) Acredita que este lápis é qualquer coisa...e segundo as outras meninas há em Portugal.Boa sorte.Um beijinho Shopper Girl

    ResponderEliminar
  2. Preciso mesmo de conhecer mais sítios destes para tardes de estudo! :) *

    ResponderEliminar
  3. oh Rita que fotinhas lindas =) acho que fazes as melhores descrições dos sítios, adoro ler estas reviews que fazes.

    ResponderEliminar
  4. Ohhh mais um espaço que merece bem a pena ser visitado, apesar de não ser em Lisboa adorei ficar a conhecer. E concordo...adoro ler estes teus posts :))**

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha de espaço :)

    ResponderEliminar
  6. Da próxima vez que for ao Porto vou la de certeza :). Adoro o Porto, se tivesse la faculdade na minha área era a cidade ideal para mim!

    Vou seguir, sim? :)

    GOLDEN NIGHT!

    ResponderEliminar
  7. Sim é. Estive quase quase para ir para o citex mas como ja estava a meio do segundo ano da licenciatura acabei por não ir e as vezes ainda me questiono se fiz o correcto, mas sempre que posso vou até la :) Vais seguir o que? :)

    GOLDEN WEEK.

    ResponderEliminar
  8. Adorei a dica e as fotos. Na verdade também adoro a cidade do Porto.

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia, e até á pouco tempo morava em Cedofeita :D

    LOVE International Giveaway: http://fashionsisters-fashion.blogspot.com/2011/11/love-internacional-giveaway.html

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito do sítio :)

    Obrigada por passares pelo meu blog :)

    *s
    http://iamsokitty.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Uma casa que eu iria com certeza adorar conhecer, só é pena morar tão longe. Adoro espaços assim!

    ResponderEliminar